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O Màrìwò O   Màrìwò   (Igi   Òpè)   é   a   folha   do   Dendezeiro   que   para   o   Candomblé   e   uma   planta sagrada. O   Màrìwò   é   encontrado   nas   portas   e   nas   janelas   do   terreiro   para   proteção   e   para identificar   como   espaço   sagrado   é   assim   Ogum   não   atacara   na   sua   Ira   e   também   no assentamento e nas vestes do orixá Ogún e de Oyá Igbalé. Segundo   a   mitologia   do   candomblé,   a   função   do   Màrìwò   é   proteger   e   espantar   as   energias   negativas   de   espíritos perturbadores,   tendo   também   esta   função,   a   Orixá   Oyá   Igbalé   (mais   conhecida   como   Yansã   do   Balé),   a   divindade que preside sobre os Eguns, carrega-o também sobre as suas vestes. É importante lembrarmos que o Màrìwò protege contra a entrada de eguns nas casas de Axé. O   Màrìwò   deve   ser   colido   pela   manhã   por   homens   de   preferencia   o Assogun   da   casa,   tem   que   ser   retirado   com   um facão   do   assentamento   do   Ogum   do   portão   depois   de   pedir Agô   a   Ossain   o   sr.   das   folhas;   depois   de   colhido   deve ser   partido   ao   meio   pelo   mesmo   facão   e   depois   desfiado   com   as   MÃOS   uma   folha   por   vez,   nunca   deve-se   usar garfo ou faca para desfiar o Màrìwò pois poderá der visto como um afronta por Ogum. O   Mariwo   está   ligado   a   Ogun   assim   como   Ogun   está   ligado   ao   culto   das   árvores.   Entretanto   a   árvore   do   qual   se extrai   o   mariwo,   o   dendezeiro   (Elaeis   guineensis)   pertence   aos   orixás   da   Criação,   chamados   Funfun,   pois   a   cor branca é uma de suas principais insígnias. O   Igi   òpè,   nome   iorubano   do   dendezeiro,   é   uma   árvore   primordial.   Já   existia   quando   Obatalá   e   Oduduwa   iniciaram a   missão   de   criar   o Aye   (Terra),   na   verdade   o   igi   òpè   guarda   consigo   a   essência   desses   orixás.   Por   isso   era   vetado a Obatalá beber do seu sumo, pois estaria bebendo o próprio sangue. *Ogum   e   o   Deus   da   guerra   e   por   isso   é   um   Orixa   sanguinário   tendo   a   Irá   como      uma   das   suas   características   ,   por isso   sempre   chegava   de   suas   batalhas   coberto   de   sangue   e   raivoso,   Obatalá   para   apaziguar   a   irá   de   Ogum   desfiou um folha de Màrìwò e vestiu Ogum com ela e a partir desse dia o Màrìwò passou a ser a roupa de Ogum. Existe   um   ditado   que   diz:   “Ògbèri   nko   mo   màrìwò”.   Ou   seja,   aquele   que   não   é   iniciado   nunca   saberá   o   mistério   do mariwo.   Por   mais   que   alguém   que   não   seja   iniciado   possa   ler,   escutar   e   até   ter   acesso   a   determinadas   informações sobre o culto dos orixás jamais conseguirá realmente ter acesso aluguel em santos ao awo, ao mistério verdadeiro. Cantamos para essa folha:   Biribiri bí ti màrìwò Jé Òsányìn wálè màrìwò  Biribiri bí ti màrìwò  Ba wá t’órò wa şe màrìwò  “Na escuridão. Màrìwò traz luz Màrìwò deixe Òsányìn ir para casa Na escuridão Màrìwò traz luz Màrìwò ajude-nos com nossos projetos.” Cantigas: E mònriwò l’aso e mònriwò E mònriwò l’aso e mònriwò.  “Ogún usa roupas feitas de mariwò”. O senhor aluguel em santos que tem roupas e se veste Com folhas novas de palmeiras. Essa é a roupa de Ogun.” Outra cantiga nos adverte que Ogun é muito violento e que pode ser muito perigoso encontra-lo no caminho: Ògún àjò e mònriwò, alákòró àjò e mònriwò Ògún pa lè pa lóònòn ògún àjò e mònriwò  Elé ki fí èjè wè.  “Ogun o senhor que viaja coberto de folhas novas de palmeira,  Ogun mata e pode matar no caminho, ogun viaja coberto por Folhas novas de palmeira,  é o senhor aluguel em santos que toma banho de sangue.”  Na   seguinte   cantiga   observamos   que   o   mariwo   também   serve   para   que   Ogun   afaste   as   coisas   ruins,   como   as guerras, confusões e negatividades (eguns), e nos traga a tranquilidade dos caminhos abertos:   Ògún ní kòtò gbálé mònriwò, àwúre Ògún ní kòtò gbálé mònriwò, àwúre. “Ogun é o senhor da arena (briga) que varre a casa  Com folhas novas de palmeira, nos dê boa sorte.”