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OROBÔ Cola acuminata, (Garcinia Kola - Amarga) Originário da África chegou ao Brasil através dos escravos, seu fruto maduro e fermentado é usado medicinalmente, para combater o stress. Descrição: Planta da família das Sterculiaceae, também conhecida como ervilha de pombo, jero e obi.Trata-se de uma árvore verdejante de até 20m de altura, tronco ramificado desde a base. Sua casca é verde-escura, áspera e quebradiça com a idade. Os ramos são folhosos apenas nas extremidades. E nativa do Togo, Serra Leoa e Angola. Hoje é encontrada em várias regiões tropicais.
História: Tem sido usada por séculos pelos africanos e ainda é artigo de comércio neste continente onde geralmente é mascada fresca. Foi trazida para o Novo Mundo por eles por ocasião do Tráfico de Escravos. Indicações e utilização: Suprimento; Estimulante cerebral; Cansaço físico e mental por stress, excesso de trabalho e práticas esportivas, exaustão; Depressão, melancolia, enxaquecas; Suprime a fome e a sede. Um fruto muito utilizado no Candomblé assim como o obi. Importantíssimo e imprescindível em inúmeros atos do culto aos Orixás e divindades de outros cultos africanos. O orobô é a semente de uma árvore de médio porte cuja espécie é a Garcinia Kola Heckel. É conhecida também como bitter kola (cola amarga) ou falsa noz de cola. O fruto de onde se retiram as sementes é semelhante a um pêssego, mas a família da planta é variada, também encontrada na Polinésia, Ásia e Austrália. É tido como uma semente quente, sendo oferecido a Xangô, em vez de obis como a outros Orixás, especialmente aos masculinos, bem como a Oyá. Os orogbo representam as pedras de raios no culto a Xangô, já no culto a Eguns, a quem também é oferecida, representa os descendentes familiares e, por este fato está relacionado à morte. Os orobôs também são utilizados em consultas à divindade, assim como o obi, abertos em outro processo já que não é formado por vários gomos (cotilédones). Orogbo Fruto quente relativo à morte, no entanto propicia felicidade, alegria e saúde no Igbori ou como oferta a qualquer outro Orisa, principalmente Obaluwaiye, Shango, Ogun, Egungun. No caso de Sango e os Egungun é utilizado o Orogbo em vez do obi. O orogbo ou Obi são também usados para dar forças às palavras em forma de um Afoshè que deve ser mastigado juntamente com Ataarê, esse Afoshè fornece força às palavras que saem da boca nos momentos de invocações, exaltação, orações, canções e pedidos e etc.como trabalhar em casa Fruto sagrado dos Orixás, a exemplo do obi, não pode de forma alguma ser aberto e jogado por quem não seja feito no santo ou mesmo que não tenha suas obrigações em dia. Seu uso é dentro do Candomblé não pertencendo aos rituais da Umbanda. Também é muito apreciado por Águé, sendo que em seus rituais é bom que seja sempre usado para aláfia juntamente com o obi e mesmo na falta desse o orobô pode ser utilizado sozinho. Ainda existem algumas casas que utilizam o orobô no preparo de algumas comidas sagradas dos Orixás. OROGBÔ OU OROBÔ Uma fruta muito utilizada no Candomblé assim como o obi. Importantíssima e imprescindível em assentamentos, boris, feituras e demais atos do Axé Orixá. Pertence a família das Garcínias e seu nome científico é Garcinia Kola Heckel, dentro da nação Angola também é conhecido como “falso nós de cola”. Assim como o obi, os fundamentos de Orixá estão incompletos sem ele, aliás, não fazemos um Yawô sem esse fruto. Originário da África, também é encontrado na Polinésia, Ásia e Austrália. Ao fazermos o abô, banho sagrado utilizado dentro do Candomblé, essa fruta é um dos itens ritualísticos. Podemos também utilizar o orobô para a consulta de um vivente quando se fizer necessário e claro que não substitui o Oráculo de Ifá. Ao mastigarmos, seu gosto desagrada ao paladar, pois incomoda um pouco, porém, é de imensa utilidade nos preceitos religiosos e serve também para “fechar o corpo” em nosso dia a dia. Também sendo utilizado como banho em determinados momentos de nossa vida quando passamos por algum problema que requeira esse banho. Ao efetuarmos rituais de Orixá, depois que rezamos e jogamos o obi, fazemos a reza do orobô e procedemos com seu jogo, para sabermos se o Orixá aceitou ou não a obrigação que está sendo realizada. Ele pode ser utilizado para qualquer Orixá, mas tem um significado para uma determinada qualidade de Xangô que não usa de forma alguma o obi. Fruto sagrado dos Orixás, a exemplo do obi, não pode de forma alguma ser aberto e jogado por quem não seja feito no santo ou mesmo que não tenha suas obrigações em dia. Seu uso é dentro de Candomblé não pertencendo aos rituais da Umbanda. Também é muito apreciado por Águé, sendo que em seus rituais é bom que seja sempre usado para aláfia juntamente com o obi e mesmo na falta desse o orobô pode ser utilizado sozinho. Ainda existem algumas casas que utilizam o orobô no preparo de algumas comidas sagradas dos Orixás.
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OROBÔ Cola acuminata, (Garcinia Kola - Amarga) Originário       da       África chegou   ao   Brasil   através dos   escravos,   seu   fruto maduro   e   fermentado   é usado      medicinalmente, para         combater         o stress.Descrição:    Planta    da    família    das Sterculiaceae,    também    conhecida    como ervilha   de   pombo,   jero   e   obi.Trata-se   de uma    árvore    verdejante    de    até    20m    de altura,    tronco    ramificado    desde    a    base. Sua     casca     é     verde-escura,     áspera     e quebradiça   com   a   idade.   Os   ramos   são folhosos      apenas      nas      extremidades.E nativa   do   Togo,   Serra   Leoa   e Angola.   Hoje é       encontrada       em       várias       regiões tropicais.História:     Tem     sido     usada     por séculos   pelos   africanos   e   ainda   é   artigo   de comércio        neste        continente        onde geralmente   é   mascada   fresca.   Foi   trazida para   o   Novo   Mundo   por   eles   por   ocasião do     Tráfico     de     Escravos.Indicações     e utilização:         Suprimento;         Estimulante cerebral;    Cansaço    físico    e    mental    por stress,    excesso    de    trabalho    e    práticas esportivas,          exaustão;          Depressão, melancolia,   enxaquecas;   Suprime   a   fome e    a    sede.Um    fruto    muito    utilizado    no Candomblé        assim        como        o        obi. Importantíssimo      e      imprescindível      em inúmeros    atos    do    culto    aos    Orixás    e divindades   de   outros   cultos   africanos.   O orobô    é    a    semente    de    uma    árvore    de médio    porte    cuja    espécie    é    a    Garcinia Kola   Heckel.   É   conhecida   também   como bitter   kola   (cola   amarga)   ou   falsa   noz   de cola.    O    fruto    de    onde    se    retiram    as sementes    é    semelhante    a    um    pêssego, mas   a   família   da   planta   é   variada,   também encontrada       na       Polinésia,       Ásia       e Austrália.É     tido     como     uma     semente quente,   sendo   oferecido   a   Xangô,   em   vez de       obis       como       a       outros       Orixás, especialmente   aos   masculinos,   bem   como a   Oyá.   Os   orogbo   representam   as   pedras de   raios   no   culto   a   Xangô,   já   no   culto   a Eguns,     a     quem     também     é     oferecida, representa   os   descendentes   familiares   e, por   este   fato   está   relacionado   à   morte.   Os orobôs      também      são      utilizados      em consultas   à   divindade,   assim   como   o   obi, abertos   em   outro   processo   já   que   não   é formado           por           vários           gomos (cotilédones).Orogbo   Fruto   quente   relativo à    morte,    no    entanto    propicia    felicidade, alegria   e   saúde   no   Igbori   ou   como   oferta   a qualquer      outro      Orisa,      principalmente Obaluwaiye,   Shango,   Ogun,   Egungun.   No caso   de   Sango   e   os   Egungun   é   utilizado   o Orogbo   em   vez   do   obi.   O   orogbo   ou   Obi são    também    usados    para    dar    forças    às palavras    em    forma    de    um    Afoshè    que deve     ser     mastigado     juntamente     com Ataarê,    esse    Afoshè    fornece    força    às palavras      que      saem      da      boca      nos momentos      de      invocações,      exaltação, orações,    canções    e    pedidos    e    etc.como trabalhar     em     casaFruto     sagrado     dos Orixás,   a   exemplo   do   obi,   não   pode   de forma    alguma    ser    aberto    e    jogado    por quem   não   seja   feito   no   santo   ou   mesmo que   não   tenha   suas   obrigações   em   dia. Seu    uso    é    dentro    do    Candomblé    não pertencendo           aos           rituais           da Umbanda.Também   é   muito   apreciado   por Águé,   sendo   que   em   seus   rituais   é   bom que     seja     sempre     usado     para     aláfia juntamente   com   o   obi   e   mesmo   na   falta desse   o   orobô   pode   ser   utilizado   sozinho. Ainda   existem   algumas   casas   que   utilizam o   orobô   no   preparo   de   algumas   comidas sagradas dos Orixás. OROGBÔ OU OROBÔ Uma   fruta   muito   utilizada   no   Candomblé assim    como    o    obi.    Importantíssima    e imprescindível    em    assentamentos,    boris, feituras    e    demais    atos    do    Axé    Orixá. Pertence    a    família    das    Garcínias    e    seu nome    científico    é    Garcinia    Kola    Heckel, dentro     da     nação     Angola     também     é conhecido   como   “falso   nós   de   cola”.Assim como    o    obi,    os    fundamentos    de    Orixá estão    incompletos    sem    ele,    aliás,    não fazemos     um     Yawô     sem     esse     fruto. Originário   da   África,   também   é   encontrado na   Polinésia,   Ásia   e Austrália.Ao   fazermos o   abô,   banho   sagrado   utilizado   dentro   do Candomblé,    essa    fruta    é    um    dos    itens ritualísticos.    Podemos    também    utilizar    o orobô    para    a    consulta    de    um    vivente quando    se    fizer    necessário    e    claro    que não     substitui     o     Oráculo     de     Ifá.     Ao mastigarmos,    seu    gosto    desagrada    ao paladar,   pois   incomoda   um   pouco,   porém, é     de     imensa     utilidade     nos     preceitos religiosos   e   serve   também   para   “fechar   o corpo”   em   nosso   dia   a   dia.   Também   sendo utilizado    como    banho    em    determinados momentos      de      nossa      vida      quando passamos      por      algum      problema      que requeira   esse   banho.Ao   efetuarmos   rituais de   Orixá,   depois   que   rezamos   e   jogamos o     obi,     fazemos     a     reza     do     orobô     e procedemos   com   seu   jogo,   para   sabermos se   o   Orixá   aceitou   ou   não   a   obrigação   que está      sendo      realizada.Ele      pode      ser utilizado   para   qualquer   Orixá,   mas   tem   um significado       para       uma       determinada qualidade   de   Xangô   que   não   usa   de   forma alguma   o   obi.Fruto   sagrado   dos   Orixás,   a exemplo    do    obi,    não    pode    de    forma alguma   ser   aberto   e   jogado   por   quem   não seja    feito    no    santo    ou    mesmo    que    não tenha   suas   obrigações   em   dia.   Seu   uso   é dentro    de    Candomblé    não    pertencendo aos   rituais   da   Umbanda.Também   é   muito apreciado   por   Águé,   sendo   que   em   seus rituais   é   bom   que   seja   sempre   usado   para aláfia   juntamente   com   o   obi   e   mesmo   na falta    desse    o    orobô    pode    ser    utilizado sozinho.    Ainda    existem    algumas    casas que     utilizam     o     orobô     no     preparo     de algumas comidas sagradas dos Orixás.
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