BRUXO REGINALDO
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Odu Ofun meji Ofunmeji (Orangunmeji) Este     Odù     significa     boa     fortuna.     Ele     pede     por     paciência     e transigência   uma   vida   de   dar   e   receber.   Com   certos   sacrifícios, sucesso é garantido. Observação   ocidental:   As   coisas   estão   fluindo.   Ofunmeji,   também conhecido    por    Orangunmeji,    é    ó    décimo-sexto    Odù    na    ordem reconhecida   de   Òrúnmìlà.   Para   mulheres   jovens,   Ofunmeji   implica na possibilidade de engravidar e dar a luz. Os filhos de Ofunmeji são generosos.    Eles   podem   não   ser   ricos   [de   dinheiro]   mas   eles   são   sempre   ricos   em   sabedoria. Adquirem   bens   materiais   somente   depois   de   meia   idade,   quando   se   encontram   e   se realizam   espiritualmente,   na   medida   em   que   se   descobrem   interiormente   Eles   não   podem viver   onde   o   ar   é   abafado   porque   eles   podem   sufocar   facilmente.   A   maioria   deles   tem dificuldade   em   respirar.   Para   boa   prosperidade   financeira,   os   filhos   de   Ofun   meji   terão que   realizar   sacrifícios   para   Aje   ou   para   Olokun.   É   importante   para   eles   demonstrar gentileza   tanto   para   estranhos   quanto   para   membros   de   sua   família,   e   especialmente para   os   necessitados   e   os   pobres.   Se   Ofunmeji   for   lançado   para   um   cliente,   o   cliente pode   estar   assegurado   de   que   tudo   dará   certo   na   viagem   se   ele   ou   ela   realizar   os sacrifícios prescritos por Ifá . Ofunmeji   é   um   Odu   composto   pelos   Elementos   Água   sobre   Água,   o   que   indica   uma   ajuda constante   e   pronta   a   apoiar   o   esforço   que   a   invocar,   sem   obstáculos   a   serem   vencidos   ou confrontados. Sua   cor   é   o   branco.   É   um   Odu   feminino,   representado   esotericamente   por   um   Ovo   onde se inscreve a direita, verticalmente,   doze   pontos   em   pares   superpostos   e   a   esquerda,   quatro   traços   horizontais superpostos.   O   ovo   representa   o   próprio   Ofun   Meji,   envolvendo   todos   os   outros   Odu   e   a sí   próprio.   Os   quatro   traços   representam   Ogbe   Meji,   Oyeku   Meji,   Iwori   Meji   e   Odi   Meji,   a vida   e   a   morte,   o   oculto   e   o   revelado.   Os   doze   pontos   representam   os   demais   Odu. “Inclusive o próprio Ofun Meji”. Ofun   é   a   mãe   de   Ogbe,   Pai   de   todos   os   demais   Odu.   Segundo   a   opinião   de   alguns advinhos,   Ofun   Meji   é   também   pai   de   Ogbe   e   possui   os   dois   sexos,   sendo,   portanto, hermafrodita. Ogbe, sendo o seu filho mais velho, reina sobre os demais. Ofunmeji   é   portador   de   um   Ló   (mistério)   de   que   seria   na   realidade,   o   incesto   praticado com   seu   filho   Ose   Meji.   Em   decorrência   disto,   todos   os   segredos   e   mistérios   são   regidos por Ofun que conhecendo o segredo da morte, possui o dom de ressuscitar os mortos. Ofunmeji   representa   a   grande   Mãe   e   o   principio   maternal.   Sendo   a   mãe   de   todos   os   Odu, e   também   de   toda   a   criação,   não   tendo   domínio   somente   sobre   o   ar,   que   após   haver criado, libertou Ejiogbe que passou a dominá-lo. Depois   de   Ejiogbe,   Ofun   Meji   engendrou   os   demais   Odu,   possuindo   assim   o   mundo,   onde cada   Odu   criou   e   simboliza   uma   parte,   sempre   sob   as   ordens   e   leis   estabelecidas   por Ofun. Este   Odu   rege   Homens   e   mulheres   indiscriminadamente,   são   um   signo   ligado   as   Kennesi (*), as aves e a feitiçaria são provenientes dele. Suas   atribuições   são   tantas   que   é   impossível   enumerá-las,   assim   como   é   impossível enumerar tudo o que está sob seu domínio. Para   que   se   tenha   uma   idéia,   podemos   afirmar   que   sob   sua   custódia,   estão   todas   as coisas   que   as   movem   e   tudo   o   que   é   branco,   como   por   exemplo,   os   albinos,   os   cavalos brancos e as pessoas demasiadamente velhas. Ofun   reclama   em   seus   sacrifícios,   tudo   em   numero   de   dezesseis.   Comanda   juntamente com   Osa   e   Irosun,   as   regras   femininas.   Este   Odu   é   tão   perigoso   que   a   maioria   dos advinhos    omite    seu    nome    diante    de    profanos    preferindo    dizer    “Hekpa    Baba”    (Baba, significa papai e Hekpa é uma exclamação que exprime pavor). Sempre   que   um   advinho   encontra   este   signo   costuma   dizer:   Ló   ou   Eró,   palavras   que transmitem,   ao   mesmo   tempo,   a   idéia   de   proibição,   pecado   e   mistério:   em   seguida   sopra três   vezes   sobre   as   palmas   das   suas   mãos,   como   se   elas   contivessem   um   pó.   Este procedimento tem por finalidade afastar a negatividade que acompanha Ofun. . Versos:    Ogbaragada   consultou   Ifá   para   Odù   quando   ele   ia   criar   todos   os   diferentes   tipos   no mundo.   Foi   orientado   a   ele   sacrificar   quatro   pilares   e   uma   grande   cabaça   contendo   uma tam   pa   e   uma   corrente.   Ele   seguiu   o   conselho   e   sacrificou.   Foi   garantido   a   ele   que   ni nguém   questi   onaria   sua   au   toridade.   Assim   ele   deveria   armar   os   quatro   pilares   no   solo unidos, colocar a cabaça sobre eles, e usar a corre nte para atar os pilares às suas mãos. Ele   obedeceu   e   realizou   o   sacrifício   tal   como   instruído.   O   dia   em   que   Odù   criou   todos   os tipos   no   mundo   tem   sido   chamado   desde   então   Odudua   (Odù   criou   tudo   o   que   existe, Oodua,    Olodumare).    Ele    criou    tudo    o    que    existia    na    cabaça.    Nós    (seres    humanos) estamos todos vivendo dentro da cabaça. Arugbo-ile-fi-ire-sa-kejekeje   consultou   Ifá   para   O   lofin   quando   ele   ia   fazer   nascer   os dezesseis   Irúnmale   (odùs   principais).   Foi   predito   que   os   filhos   seriam   pobres.   Se   ele quisesse   que   eles   conseguissem   dinheiro,   ele   teria   que   sacrificar   dezesseis   cabaças   de farinha    de    milho,    dezesseis    cabaças    de    ekuru,    dezesseis    olele    (feito    de    feijões vermelhos),   e   dezesseis   ovelhas.   Olofin   se   recusou   à   realizar   o   sacrifício.   Ele   disse   que estava   satisfeito   apenas   por   fazer   nascer   as   crianças.   Ele   sacrificou   apenas   para   si mesmo   e   ignorou   as   crianças.   Portanto,   os   Babalawo   nunca   devem   ficar   ansiosos   por juntar dinheiro ao invés de adquirir sabedoria e poder ao longo de suas vidas. consultou   Ifá   para   Ejiogbe   e   os   restantes   dezesseis   odùs   principais.   Foi   pedido   a   eles para   pagarem   o   débito   de   sacrifício   devido   por   sua   mãe.   Eles   se   recusaram   a   realizar   o sacrifício.   Eis   o   porque   os   Babalawo   nunca   foram   ricos,   embora   eles   sejam   ricos   em sabedoria. Agbagba-iluf’idikodi    consultou    para    Orangunmeji,    à    quem    foi    pedido    sacrificar    uma ovelha,   dezesseis   pombas,   e   três   mil   duzentos   búzios.   Ele   seguiu   o   conselho   e   sacrificou. O   Babalawo   dividiu   os   materiais   de   sacrifício   em   duas   partes,   reservando   metade   para   si próprio   e   dando   a   outra   metade   para   Orangun   meji   para   usar   para   propiciar   sua   cabeça (ori)   quando   ele   retornasse   para   casa. Ao   chegar   em   casa,   foi   dito   a   Orangunmeji   que   sua mãe    gostaria    de    vê-lo    e    a    seus    irmãos    mais    velhos    na    fazenda.   Assim,    ele    estava incapacitado   de   realizar   o   sacrifício   de   propiciar   seu   ori   em   casa.   Carregando   os   materiais com   ele,   ele   se   juntou   à   seus   irmãos   mais   velhos   de   forma   que   todos   pudessem   visitar sua   mãe   como   dito.   Quando   eles   chegaram   na   fronteira,   o   funcionário   da   alfândega   pediu a   eles   para   pagarem   uma   taxa   de   alfândega.   Ejiogbe,   o   líder   dos   odùs,   não   tinha   os duzentos búzios exigidos,e nenhum outro dos quatorze odùs tinha dinheiro para pagar. Apenas   Orangunmeji   o   décimo-sexto   Odù,   tinha   o   dinheiro,que   ele   pagou   por   todos   eles antes   que   eles   pudes-   sem   atravessar   [a   fronteira]   para   ir   à   fazenda. Ass   im,   quando   eles chegaram   à   fazenda,   os   quatorze   odùs   restantes   decidiram   tornar   a   ambos   Ejiogbe   e Orangunmeji     os     chefes     da     família.     Desde     aquele     dia,     nós     sempre     chamamos Orangunmeji   de   “Ofunmeji”.   Desde   aquele   dia,   falamos,   “Nenhum   Ifá   é   maior   do   que Ejiogbe,   e   nenhum   Ifá   é   maior   do   que   Ofunmeji.”   Por   esta   razão,   ao   lançar   a   sorte   (ibo) na   divinação   de   Ifá   ,   se   Ejiogbe   ou   Ofunmeji   forem   lançados,   nós   sempre   decidimos   a sorte em favor deles. Características dos filhos desse odu; São   pessoas   envelhecidas,   perseverantes   e   teimosas,   são   muito   calmas   e   paciêntes   e sempre   pensam   muito   antes   de   tomar   uma   atitude,   só   se   realizam   materialmente   quando cuidam do espiritual. Oriki Òfún MEJI Invocação para boa fortuna. Òfún Meji Oloso, Òfún Meji Olowo, Òfún Meji Olowo, O doador, o doador, o doador, Comentário: A consciência é o bloco de construção fundamental Criação. mo ser yin, kie divertido mi l'owo ati ohun rere gbogbo. Peço-lhe, dá-me o dinheiro e todas as coisas boas da vida. Comentário:    Ifa    ensina    que    quando    estamos    em    alinhamento    com    o    nosso    destino significado pé no bom caráter somos abençoados com abundância. Eyin mentira Nfun Alara Lowo kie fun emi, naa Lowo ati ohun rere gbogbo. É você quem deu a riqueza Alara e as coisas boas da vida, dá-me essas coisas também. Comentário: Alara da elisão ala ara que simboliza a luz da consciência humana. Eyin lie Nfun Ajero Lowo, kie fun emi naa Lowo ati ohun rere gbogbo. É você quem deu a riqueza Ajero, dá-me a riqueza também. Comentário: Ajero   da   elisão   aje   ro   espírito   significado   do   poder   das   mães   descer. Aje   é   a capacidade humana para invocar acredita riqueza e aje como um presente dos Imortais. Eyin   mentira   Nfun   Orangun   Ile   -   Ila   l'owo,   kie   masai   fun   emi   naa   l'owo   ati   ohun   rere gbogbo ati beebee titi lo. Òfún Meji Olowo. Ase! É   você   quem   deu   Orangun   Ile-Ila   riqueza,   dá-me   a   riqueza   e   todas   as   coisas   boas   da vida. O Doador. Que assim seja! Comentário:   Orangun   do   Elision   O   correu   Ogun   espírito   o   que   significa   que   se   espalha medicamento.
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