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Ibeiji Ibeiji,   o   único   Orixá   permanentemente   duplo.   É   formado   por   duas   entidades distintas   e   sua   função   básica   é   indicar   a   contradição,   os   opostos   que   coexistem. Num   plano   mais   terreno,   por   ser   criança,   a   ele   é   associado   tudo   que   se   inicia:   a nascente de um rio, o germinar das plantas, o nascimento de um ser humano. No   dia   de   Ibeiji,   27   de   setembro   (o   mesmo   de   Cosme   e   Damião,   com   quem   são sincretizados),   é   costume   as   casas   de   culto   abrirem   suas   portas   e   oferecerem mesas   fartas   de   doces   e   comidas   para   as   crianças,   elevadas   à   condição   de representantes na terra do Orixá. Regem a falange das crianças que trabalham na Umbanda. Atribuições Zelar pelo Parto e Infância. Promover o amor(união), a harmonia e o equilíbrio entre os sentimentos. São   a   alegria   que   contagia   a   Umbanda.   Descem   nos   terreiros   simbolizando   a   pureza,   a   inocência   e   a   singeleza.   Seus trabalhos   se   resumem   em   brincadeiras   e   divertimentos.   Podemos   pedir-lhes   ajuda   para   os   nossos   filhos,   resolução   de problemas, fazer confidências, mexericos, mas nunca para o mal, pois eles não atendem pedidos dessa natureza. São   espíritos   que   já   estiveram   encarnados   na   terra   e   que   optaram   por   continuar   sua   evolução   espiritual   através   da prática   de   caridade,   incorporando   em   médiuns   nos   terreiros   de   Umbanda.   Em   sua   maioria,   foram   espíritos   que desencarnaram   com   pouca   idade   (terrena),   por   isso   trazem   características   de   sua   última   encarnação,   como   o   trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces. Assim   como   todos   os   servidores   dos   Orixás,   elas   também   tem   funções   bem   específicas,   e   a   principal   delas   é   a   de mensageiro dos Orixás, sendo extremamente respeitados pelos caboclos e pelos pretos-velhos. É   uma   falange   de   espíritos   que   assumem   em   forma   e   modos,   a   mentalidade   infantil.   Como   no   plano   material,   também no   plano   espiritual,   a   criança   não   se   governa,   tem   sempre   que   ser   tutelada.   Ibeijada,   Erês,   Dois-Dois,   Crianças,   Ibejis, são esses vários nomes para essas entidades que se apresentam de maneira infantil. No   Candomblé,   o   Erê,   tem   uma   função   muito   importante.   Como   o   Orixá   não   fala,   é   ele   quem   vem   para   dar   os   recados do   pai.   Ainda   no   Candomblé,   o   Erê   tem   muitas   outras   funções,   o   Yaô,   virado   no   Erê,   pode   fazer   tudo   o   que   o   Orixá não    pode,    até    mesmo    as    funções    fisiológicas    do    médium,    ele    pode    fazer.    O    Erê    muitas    vezes    em    casos    de necessidade   extrema   ou   perigo   para   o   médium,   pode   manifestar-se   e   trazê-lo   para   a   roça,   pegando   até   mesmo   uma condução se for o caso. Na   Umbanda   mais   uma   vez,   vemos   a   diferença   entre   as   entidades/divindades.   A   Criança   na   Umbanda   é   uma manifestação   de   um   espírito   cujo   desencarne   normalmente   se   deu   em   idades   infanto-juvenis.   São   tão   barulhentos como os Erês, embora alguns são bem mais tranqüilos e comportados. No   Candomblé,   os   Erês,   tem   normalmente   nomes   ligados   ao   dono   da   coroa   do   médium.   Para   os   filhos   de   Obaluaiê, Pipocão,   Formigão,   para   os   de   Oxossi,   Pingo   Verde,   Folinha   Verde,   para   os   de   Oxum,   Rosinha,   para   os   de   Yemanjá, Conchinha Dourada e por ai vai. As   Crianças   da   Umbanda   tem   os   nomes   relacionados   normalmente   a   nomes   comums,   normalmente   brasileiros. Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho, Cosminho, etc... As   crianças   de   Umbanda   comem   bolos,   balas,   refrigerantes,   normalmente   guaraná   e   frutas,   os   Erês   do   Candomblé além   desses,   comem   frangos   e   outras   comidas   ritualisticas   como   o   Caruru,   etc...   Isso   não   quer   dizer   que   uma   Criança de Umbanda não poderá comer Caruru, por exemplo. Com Criança tudo pode acontecer. Quando   incorporadas   em   um   médium,   gostam   de   brincar,   correr   e   fazer   brincadeiras   (arte)   como   qualquer   criança.   É necessária   muita   concentração   do   médium   (consciente),   para   não   deixar   que   estas   brincadeiras   atrapalhem   na mensagem a ser transmitida. Os   "meninos"   são   em   sua   maioria   mais   bagunceiros,   enquanto   que   as   "meninas"   são   mais   quietas   e   calminhas,   sempre   excessões   ,rs.   Alguns   deles   incorporam   pulando   e   gritando,   outros   descem   chorando,   outros   estão   sempre com   fome,   etc...   Estas   características,   que   às   vezes   nos   passam   desapercebido,   são   sempre   formas   que   eles   têm   de exercer uma função específica, como a de descarregar o médium, o terreiro ou alguém da assistência. Os   pedidos   feitos   a   uma   criança   incorporada   normalmente   são   atendidos   de   maneira   bastante   rápida.   Entretanto   a cobrança   que   elas   fazem   dos   presentes   prometidos   também   é.   Nunca   prometa   um   presente   a   uma   criança   e   não   o   assim   que   seu   pedido   for   atendido,   pois   a   "brincadeira"   (cobrança)   que   ela   fará   para   lhe   lembrar   do   prometido   pode não ser tão "engraçada" assim. Poucos são aqueles que dão importância devida às giras das vibrações infantis. A   exteriorização   da   mediunidade   é   apresentada   nesta   gira   sempre   em   atitudes   infantis.   O   fato,   entretanto,   é   que   uma gira   de   criança   não   deve   ser   interpretada   como   uma   diversão,   embora   normalmente   seja   realizada   em   dias   festivos,   e às vezes não consegamos conter os risos diante das palavras e atitudes que as crianças tomam. Mesmo   com   tantas   diferenças   é   possível   notar-se   a   maior   características   de   todos,   que   é   mesmo   a   atitude   infantil,   o apego   a   brinquedos,   bonecas,   chupetas,   carrinhos   e   bolas,   como   os   quais   fazem   as   festas   nos   terreiros,   com   as crianças   comuns   que   lá   vão   a   busca   de   tais   brinquedos   e   guloseimas   nos   dias   apropriados.   A   festa   de   Cosme   e Damião,   santos   católicos   sincretizados   com   Ibeiji,   à   27   de   Setembro   é   muito   concorrida   em   quase   todos   os   terreiros do pais. Uma   curiosidade:   Cosme   e   Damião   foram   os   primeiros   santos   a   terem   uma   igreja   erguida   para   seu   culto   no   Brasil.   Ela foi construída em Igarassu, Pernambuco e ainda existe. As   festas   para   Ibeiji,   tem   duração   de   um   mês,   iniciando   a   27   de   setembro   (Cosme   e   Damião)   e   terminando   a   25   de outubro,   devido   a   ligação   espiritual   que   há   entre   Crispim   e   Crispiniano   com   aqueles   gêmeos,   pela   sincretização   que houve   destes   santos   católicos   com   os   "ibejis"   ou   ainda   "erês"   (nome   dado   pelos   nagôs   aos   santos-meninos   que   têm as mesmas missões. Nas   festas   de   ibeiji,   que   tiveram   origem   na   Lei   do   ventre-Livre,   desde   aquela   época   até   nossos   dias,   são   servidos   às crianças   um   "aluá"   ou   água   com   açúcar   (ou   refrigerantes   adocicados   no   dia   de   hoje),   bem   como   o   caruru   (também nas Nações de Candomblés). Não   gostam   de   desmanchar   demandas,   nem   de   fazer   desobsessões.   Preferem   as   consultas,   e   em   seu   decorrer   vão trabalhando   com   seu   elemento   de   ação   sobre   o   consulente,   modificando   e   equilibrando   sua   vibração,   regenerando   os pontos de entrada de energia do corpo humano. Esses   seres,   mesmo   sendo   puros,   não   são   tolos,   pois   identificam   muito   rapidamente   nossos   erros   e   falhas   humanas. E não se calam quando em consulta, pois nos alertam sobre eles. Muitas   entidades   que   atuam   sob   as   vestes   de   um   espírito   infantil,   são   muito   amigas   e   têm   mais   poder   do   que imaginamos.   Mas   como   não   são   levadas   muito   a   sério,   o   seu   poder   de   ação   fica   oculto,   são   conselheiros   e   curadores, por isso foram associadas à Cosme e Damião, curadores que trabalhavam com a magia dos elementos. Características Cor Rosa e azul (branco, colorido) Fio de Contas Na umbanda azul e rosa. No Candomblé, contas e miçangas leitosas coloridas. Ervasjasmim, alecrim, rosa Símbolo Gêmeos Pontos da Natureza Jardins, praias, cachoeiras, matas...( as crianças vibram em todos os pontos da natureza ) Flores Margaridas, rosa mariquinha, rosa cor de rosa. Essências De frutas Pedras Quartzo rosa Metal Estanho Saúde Alergias, anginas, problemas de nariz, raquitismo, acidentes Planeta Mercúrio Dia da Semana Domingo Elemento Fogo Chakra Todos, especialmente o Laríngeo Saudação Oni Beijada – “Ele é dois” ou “ Salve os dois “ Bebida Guaraná (Suco de frutas, água de coco, água com mel, água com açúcar, caldo de cana) Animais Coelhos e animais de estimação. Comidas Caruru, doces e frutas. Numero 2 Data Comemorativa 27 de Setembro Sincretismo: São Cosme e São Damião