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OGUM NA UMBANDA Ogum   representa   a   energia   primária,   causadora   das   transformações.   Na   Umbanda   manifesta-se   como um   guerreiro.   Esta   é   uma   das   divindades   ou   orixás   que   trabalham   dentro   das   sete   llnhas   da   Umbanda. A estas   linhas   estão   subordinados   todos   os   Guias   falangeiros   que   trabalham   de   acordo   com   sua   vibração original, atendendo ao postulado maior conclamado pelo caboclo das sete encruzilhadas. Orixá   da   energia   (ligada   a   atitude),   perseverança,   vencedor   de   demanda,   persistência,   tenacidade, renascimento (no sentido de capacidade de se reerguer). Reino:   Orixá   sem   reino   específico,   que   atua   na   defesa   de   todos   os   reinos   em   função.   A   Energia   de   Ogum   está   em todos os lugares. Dentro   da   Linha   Espiritual   de   Ogum,   na   Umbanda,   trabalham   muitos   Espíritos   que   controlam   essas   lutas,   que   são conseqüência   direta   da   Lei   de   Causa   e   Efeito,   reajustando   tudo   dentro   da   Grande   Lei,   por   isso   Ogum   se   manifesta como um soldado, cumpridor da Lei. Ogum   é   um   dos   orixás   mais   importantes   e   responde   por   toda   uma   Linha   de   espíritos.   Seus   caboclos   são   invocados por    aqueles    que    necessitam    de    ajuda    mística    em    alguma    disputa    ou    demanda    judicial.    É    o    guerreiro,    general destemido   e   estrategista,   desbravador   e   protetor   dos   desamparados,   além   de   ser   o   ferreiro   dos   orixás,   senhor   das armas   e   dono   das   estradas.   Irreverente   e   valente,   traz   na   espada   tudo   o   que   busca.   As   cores   de   suas   guias   variam conforme   a   região   e   influências   do   candomblé   ou   do   batuque.Na   Bahia   azul-marinho   ou   verde,   no   Rio   Grande   do   Sul, são   verde,   vermelho,   branco   (e   em   alguns   terreiros   estas   associadas   ao   preto   sendo   que   no   caso   de   Ogum   Beira-mar, verde,   vermelha,   branca   e   azul   claro).   A   grande   parte   dos   umbandistas      utiliza   a   cor   vermelha   para   guias   e   velas dedicadas a este orixá. Sua bebida energética é a cerveja branca. Em   linhas   gerais   o   médium,   quando   incorporado   de   um   falangeiro   de   Ogum,   costuma   se   apresentar   como   um soldado, com capa vermelha, capacete, escudo e espada, simbolizando a luta e a defesa. Ogum   domina   a   primeira   Linha   de   Umbanda,   que   controla   todos   os   fatos   de   execução   e   cobrança   do   carma   de   cada indivíduo ou grupo, daí serem soldados. FALANGES DE OGUM 1.   OGUM   BEIRA-MAR      –   Na   areia   do   mar   é   conhecido   como   Beira-Mar   e   nas   ondas   é   Ogum   Sete   Ondas.   Suas   cores são   vermelha   e   branca.   Atua   na   ronda   da   Calunga   Grande   (mar,   oceano)   e   no   reino   de   lemanjá.   As   oferendas   são feitas na areia molhada, sobre um pano branco com bordas vermelhas. Colaboradores   de   Iemanjá,   Ogum   Beira-Mar   trabalha   sobre   a   areia   molhada,   enquanto   Ogum   Sete-Ondas   trabalha sobre as ondas. Aceitam oferendas com velas nas cores branca, verde, vermelha e azul-clara. 2.   OGUM   ROMPE-MATO   –   Esta   falange   costuma   trabalhar   cruzada   com   Oxossi,   nas   matas   e   nas   pedreiras,   onde também    é    conhecido    como    Ogum    das    Pedreiras,    trabalhando    cruzado    com    Xangô.    Suas    cores    são    branca    e vermelha,   algumas   vezes   verde   e   vermelho,   combinando   com   o   branco.   As   oferendas   para   Ogum   Rompe-Mato devem ser feitas na entrada da mata; Ogum das Pedreiras recebe suas oferendas em volta de uma pedreira. 3.   OGUM   MEGÊ   –   Sua   falange   trabalha   na   Calunga   Pequena   (cemitério),   na   calçada   que   o   cerca,   diretamente   com as   almas.   Suas   cores   são   branca   e   vermelha   e   suas   oferendas   devem   ser   feitas   em   volta   do   cemitério.É   colaborador de   Iansã;   seu   nome   significa   “Sete”.   É   o   guardião   dos   cemitérios,   rondando   suas   calçadas,   lidando   diretamente   com   a Linha das Almas. 4.   OGUM   NARUÊ   –      Trabalha   basicamente   no   des­manche   da   magia   negra,   dentro   da   Linha   das   Almas,   exercendo seu   domínio   sobre   as   almas   quimbandeiras.   Suas   cores   são   branca   e   vermelha.      Seu   nome   significa   “Aquele   que   é   o primeiro   a   gerar   valor”.     Aceita   suas   oferendas   com   Ogum   Megê   ou,   ainda,   dentro   ou   fora   dos   cemitérios   ou   nas   matas em   lugares   propicios   para   estes   rituais,   nas   cores   branca   e   vermelha.   Alguns   incluem   uma   pedra-ímã   nos   itens   a oferecer-lhe. 5.   OGUM   MATINATA   –   Defende   os   campos   onde   são   feitas   as   oferendas   para   Oxalá,   bastante   comuns   em   colinas floridas.   Não   há   muitos   médiuns   que   conseguem   tê-lo   como   Guia,   pois   é   bastante   difícil   de   incor­porar.   Suas   cores são   branca   e   vermelha,   predominando   mais   o   branco.   Suas   oferendas   devem   ser   entregues   em   campos   com   muitas flores. Apesar de guardar as oferendas de Oxalá, não vibra diretamente com o mesmo. 6.   OGUM   IARA   –   Esta   é   a   falange   que   trabalha   nos   rios,   lagos   e   cachoeiras,   grande   colaborador   de   Oxum.   Suas cores   são   branca   e   vermelha   e   também,   algumas   vezes,   verde   e   vermelho,   simbolizando   a   mata.   Suas   oferendas devem   ser   feitas   em   rios,   lagos   e   cachoeiras.Seu   nome   significa   “Senhor”,   trabalhando   para   Oxum.   Suas   oferendas deverão   ser   entregues   na   beira   de   rios,   lagos   ou   cachoeiras,   onde   vibram,   nas   cores   vermelha   e   branca   ou   verde   e branca. 7.   OGUM   DELE   (ou   de   Lei)   –   Traz   consigo   a   vibração   pura   de   Ogum   e   trabalha   para   todo   o   planeta.   É   a   própria   Lei regendo   os   reajustes   cármicos.   Suas   oferendas   podem   ser   feitas   em   qualquer   lugar   do   mundo,   acrescida   de   uma   vela oferecida   ao   tempo.Seu   nome   significa   “Aquele   que Toca   o   Solo”.   São   eles   que   trabalham   diretamente   no   carma   e   sua cobrança,   rondando   o   mundo.   Suas   cores   são   vermelha   e   branca   e   suas   oferendas   podem   ser   em   qualquer   lugar,   ao ar livre. Sincretizado no Rio de Janeiro com São Jorge, tem o seu dia comemorado em 23 de abril. Elemento: fogo. Dia da Semana de vibração maior: terça-feira Planeta: Marte Características de seus filhos: são persistentes, tem temperamento forte. Determinados e batalhadores. Suas   vestes   :   são   roupas   vermelhas   e   brancas,   com   uma   capa   vermelha.   Fica   a   critério   do   médium   o   uso   do capacete. Planta : Espada de São Jorge Flor : Palmas brancas e vermelhas Local : Humaitá e campinas, beira de trilhos do trem. Símbolos : espada e lança, além do escudo. Saudação : Ogum Inhê meu pai! Patacorê Ogum ! OBS.:   Os   demais   Oguns   encontrados   mais   raramente   dentro   dos   terreiros   de   Umbanda,   são   desdobramentos   destes principais Chefes de Linha, exemplo: Ogum 7 Ondas (desdobramento de Ogum Beira-Mar). Oferendas:   todas   as   falanges   citadas   recebem   velas   nas   cores   indicadas,   cravos   vermelhos   (alguns   aceitam   cravo branco também), cerveja branca, ou, menos comum, vinhos, charutos e fósforos, sobre um pano branco.
OFERENDA PARA O ORIXÁ OGUM ESTE    RITUAL    E    EFICIENTE    PARA QUEM   ESTA   COM   PROBLEMAS   DE CAMINHOS FECHADOS
EU PEDI A OGUM Eu pedi a Ogum, para retirar os meus vícios. Ogum disse: Não! Eles não são para eu tirar, mas para você desistir deles. Eu pedi a Ogum , para fazer meu filho aleijado se tornar completo. Ogum disse: Não! Seu espírito é completo, seu corpo é apenas temporário Eu pedi a Ogum para me dar paciência. Ogum disse, Não! Paciência é um subproduto das tribulações; Ela não é dada, é aprendida. Eu pedi a Ogum para me dar felicidade. Ogum disse: Não! Eu dou bênçãos; Felicidade depende de você. Eu pedi a Ogum para me livrar da dor. Ogum disse: Não! Sofrer te leva para longe do mundo e te traz para perto de mim. Eu pedi a Ogum para fazer meu espírito crescer. Ogum disse: Não! Você deve crescer em si próprio! Mas eu te podarei para que dês frutos. Eu pedi a Ogum todas as coisas que me fariam apreciar a vida. Ogum disse: Não! Eu te darei a vida, para que você aprecie todas as coisas. Eu pedi a Ogum para me ajudar a AMAR os outros, como Ele me ama. Ogum disse: . Ahhhh, finalmente você entendeu a idéia.. Muita Luz!