Xangô Orixá Rei

ASSENTAMENTOS DE XANGO
ABOMI
JAKUTÁ
OGODÓ
IBARÚ
AGANJÚ
AGANJÚ IXÓLÁ
AIRÁ OU IRÁ IBONÁ
AIRÁ OU IRÁ INTILÉ AIRÁ OU IRÁ OSÍ

AIRÁ OU IRÁ INTILÉ
AIRÁ OU IRÁ OSÍ
SANGO ABOMÍ – OXALA E OXUN )
– AQUELE QUE LEVA A ÁGUA SAGRADA –
DE ORIGEM YORUBA , ORIXA VELHO , RELACIONA-SE COM ORIXANLA E OXUN. NESTA
QUALIDADE SÓ SE INCIA HOMEM, QUANDO SURGE MULHER ESTE ORIXA , SUA CABEÇA É
ENTREGUE A AIRÁ, O ODU EJI- LAXEBORA É QUE REPONDE . ESTE ORIXA FAZ PARTE DA
GRARDA REAL DO PALÁCIO DE XANGO E VESTE-SE DE VERMELHO E BRANCO.
MATERIAL NECESSÁRIO
GAMELA FUNDA
6 ALIBÉ
EFUN
6 MOEDAS DE COBRE
1 OXE DE COBRE PEQUENO
ORI
1 OTÁ DE CACHOEIRA ( DEBAIXO DAGUA)
OSUN
WAJI
ATARE
FOIHAS DE XANGO
1 ARIDAN (RALADA INTEGRALMENTE)
ANIMAIS PARA SACRIFÍCIO
CABRITO BRANCO
4 GALOS BRANCOS
1GALINHA DANGOLA MACHO
1 PATURI
1 POMBO BRANCO
BEBIDAS
ALUÁ
ÁGUA
GIM
ÁGUA DE COCO
COMIDAS
ALOPATÁ
AKASÁ BRANCOS
AKASÁ AMARELOS
AMALÁ DE RABADA
ASSENTAMENTO:
DENTRO DA GAMELA COM ORI SÃO COLOCADOS O OTÁ, UM POUCO DE ÁGUA DE
CACHOEIRA, OS ALIBÉ EM VOLTA, AS MOEDAS DE COBRE, O OXÉ E OS DEMAIS ITENS SOLICITADOS.
COM O ASSENTAMENTO PRONTO, ENTÃO SÃO SACRIFICADOS OS ANIMAIS.
XANGO JAKUTÁ LANÇADOR DE PEDRAS

XANGO JAKUTÁ – ( OYA) – LANÇADOR DE PEDRAS
MATERIAL NECESSÁRIO
UM PILÃO
12 EDÚN ARÁ
BASTANTE OROGBO
6 FOLHASDE XANGO
OSUN
WAJI
AZEITE DE DENDE
UMA GAMELA
12 MOEDAS DE COBRE
12 ALIBÉ
ORI
EFUN
ATARE
12 OROGBO INTEIROS
ANIMAIS ´PARA SACRIFÍCIO
1 CABRITO
1 AJAPÁ
4 GALOS VERMELHOS
1 PATURI
1 GALINHA DANGOLA
1 POMBO BRANCO
BEBIDAS
ALUÁ
ÁGUA
COMIDAS
AKASÁ BRANCOS
PADE DE DENDE
OROGBO
ASSENTAMENTO:
A GAMELA FICA SOBRE O PILÃO COM OS DEMAIS ELEMENTOS, NO SEU INTERIOR
APÓS A ARMAÇÃO DE ASSENTAMENTO, ENTÃO PROCEDE-SE O SACRIFICIO ANIMAL
SANGO OGODÓ - ( OYA, OXUN E OXALA )

SANGO OGODÓ – ( OYA, OXUN E OXALA )
ANIMAIS PARA SACRIFÍCIO
1 GAMELA
ORI
12 MOEDAS DE COBRE
FAVAS DE XANGO
OSUN
WAJI
2 QUARTINHAS DE BARRO COM ÁGUA
AZEITE DE DENDE COM ORI
1 OXE DE META BRANCO/AMARELO
12 OROGBO
12 BÚZIOS
FOLHAS DE XANGO
EFUN
6 ALIBÉ RALADOS
1 ATRE SOCADA
ANIMAIS PARA SACRIFÍCIO
CARNEIRO
CABRITO BRANCO
AJAPÁ
4 GALOS VERMELHOS
1 PATURI
1 GAINHA DANGLA
1 POMBO BRANCO
BEBIDAS
ALUÁ
ÁGUA
COMIDAS
AJABÓ
PADE DE ORI
EGBO
ARROZ
OMOLOKUN
ARROZ DE OXALA
ASSENTAMENTO
DENTRO DA GAMELA SÃO COLOCADOS OS DEMAIS ITENS. APÓS PROCEDER O
SACRIFÍCIO ANIMAL.
XANGO IBARÚ – (EXU)
CONHECIDO COMO XANGO LOUCO. SÓ PODE TER UMA PESSOA INICIADA DESTA
QUALIDADE NA CASA. MULHER QUE TEM ESTE ORIXA SE FAZ AGANJÚ.
MATERIAL NECESSÁRIO:
1 GAMELA
2 OXE DE COBRE
12 OROGBO
OSUN
12 MOEDAS DE COBRE
EDUN ARÁ
FAVAS DE XANGO
1 PILÃO CHEIO DE OROGBO
AZEITE DE DENDE
EFUN
WAJI
12 ALIBÉ
FOLHAS DE XANGO
2 QUARTINHAS DE BARRO
ANIMAIS PARA SACRIFÍCIO
AJAPÁ
CABRITO BRANCO
4 GALOS VERNELHOS
2 GALINHAS DANGOLA
1 PATURI
1 POMBO BRANCO
BEBIDAS
ALUÁ
ÁGUA DE COCO
ÁGUA
COMIDAS
ALOPATÁ
INHAME SOCADO COM ORÍ
FEIJÃO FRADINHO COZIDO COM AZEITE DE DENDE
AKASA BRANCO
ASSENTAMENTO:
A GAMELA FICA SOBRE O PILÃO E DENTRO DA MASA FICAM OS OXE , OS OROGBO,
AS MOEDAS, ETC…
POR CIMA DE TUDO COLOCA-SE DENDE FERVENDO
A SEGUIR SÃO SACRIFICADOS OS ANIMAIS.
XANGO AGANJÚ - ( EXU, OGUN E YEMANJÁ )

XANGO AGANJÚ – ( EXU, OGUN E YEMANJÁ )
MATERIAL NECESSÁRIO
1 PILÃO SEXTAVADO
1 LANÇA
12 MOEDAS DE COBRE
1 ALIBÉ RALADO
CORRENTE COM DOZE MOEDAS DE COBRE
WAJI
ORI
FAVAS DE OXUN E YEMANJA
FAVA ANDARÁ
GAMELA COM OXE
6 PEDAÇOS DE METEORITO
12 OROGBO
12 ALIBÉ INTEIROS
OSUN
EFUN
ARIDAN RALADO
FOLHAS DE XANGO
DUAS MÁSCARAS E OUTRA GAMELA
ANIMAIS PARA SACRIFÍCIO
CARNEIRO
CABRITO
AJAPÁ
5 GALOS VERMELHOS
1 GALINHA DANGOLA BRANCA
1 PATURI
1 POMBO BRANCO
BEBIDAS
ÁGUA DE COCO
ALUÁ
ÁGUA
COMIDAS
AKARAJÉ
OMOLOKUN COM CORAÇÃO DE BOI
AMALÁ COM AMENDOIM
PADE DE ORI
ASSENTAMENTO:
A GAMELA FICA SOBRE O PILÃO COM OS DEMAIS ITENS DENTRO DELA. APÓS ESSA
ETAPA, ENTÃO SÃO SACRIFICADOS OS ANIMAIS.
AIRÁ OU IRÁ PRIMEIRA QUALIDADE- IBONÁ (OXOGIAN)

AIRÁ OU IRÁ
PRIMEIRA QUALIDADE- IBONÁ (OXOGIAN)
MATERIAL NECESSÁRIO
1 PILÃO
OKUTÁ DE ESTANHO/CHUMBO
ORÍ
10 MOEDAS BRANCAS
FOLHAS DE OXALA
OBI BRANCO
1 GAMELA BRANCA
EFUN
10 BÚZIOS
10 AKASA BRANCOS
FAVAS DE OXALÁ
MORIM BRANCO
ANIMAIS PARA SACRIFÍCIO
10 IGBIN
1 GALINHA DANGOLA BRANCA
2 POMBOS BRANCOS
BEBIDAS
ÁGUA
ALUÁ
ÁGUA DE COCO
COMIDAS
TODAS AS COMIDAS DE OXALA
PADE DE ORI
OROGBO
ASSENTAMENTO:
O PILÃO É ENVOLTO EM MORIM BRANCO E CHEIO DE OBI. A GAMELA SOBRE O PILÃO
COM OS DEMAIS ITENS RELACIONADOS. OS AKASA SÃO COLOCADOS ANTES DO
SACRIFÍCIO, SOBRE O ASSENTAMENTO
SACRIFICAR OS ANIMAIS.
SEGUNDA QUALIDADE- INTILÉ ( OXUN E OXOLUFON)

SEGUNDA QUALIDADE- INTILÉ ( OXUN E OXOLUFON)
MATERIAL NECESSÁRIO
1 BANQUINHO
EFUN RALADO
UM OKUTÁ DE ESTANHO/CHUMBO
PEDAÇO DE MARFIN
CASCA DE IGBIN
6 FOLHAS DE XANGO
MORIM BRANCO
1 GAMELA
2 OXE DE METAL
16 BATATAS DE NARCISO
16 BÚZIOS
16 MOEDAS
6 FOLHAS DE OXALÁ
ANIMAIS DE SACRIFÍCIO
6, 8 OU 16 IGBIN
CABRITO BRANCO
4 GALOS BRANCOS
1 GALINHA DANGOLA BRANCA
1 POMBO BRANCO
BEBIDAS
ÁGUA
ALUÁ
ÁGUA DE COCO
COMIDAS
MUNGUNZÁ
AKARAJÉ COM CAMARÃO FRESCO
AKASÁ
ASSENTAMENTO:
A GAMELA FICA SOBRE O BANQUINHO. DENTRO DA GAMELA VÃO OS DEMAIS ITENS.
PROCESSA-SE O SACRIFÍCIO ANIMAL
O ASSENTAMENTO FICA COBERTO COM MORIM BRANCO.
TERCEIRA QUALIDADE- OSÍ ( OXUN )
MATERIAL NECESSÁRIO
1 GAMELA REVESTIDA DE CHUMBO
16 OBI BRANCOS
6 BÚZIOS
6 OBI BRANCOS
BATATA DE NARCISO
EFUN
PILÃO
ORÍ
6 MOEDAS BRANCAS
6 AKASA BRANCOS SEM FOLHA
OKUTA DE CHUMBO/ESTANHO
ANIMAIS PARA SACRIFÍCIO
6 IGBIN
AJAPÁ
4 GALOS BRANCOS
1 GALINHA DANGOLA BRANCA
1 POMBO BRANCO
BEBIDAS
ÁGUA DE COCO
ALUÁ
ÁGUA
COMIDAS
PADE DE ORI
BOLAS DE INHAME COM BÚZIOS
AMALÁ BRANCO
ASSENTAMENTO:
A GAMELA FICA SOBRE O PILÃO UNTADA COM ORI
DENTO SÃO COLOCADOS OS DEMAIS ITENS SOLICITADOS.
FAZ-SE ENTÃO OS SACRIFÍCIOS ANIMAIS
AYRA

AYRA
Airá era um Orixá no fundamento de Xangô, Airá era considerado um de seus servos de confiança e segundo uma de suas lendas, Airá, tentou instaurar um atrito entre Oxalá e Xangô, graças a isso Airá deve ser tratado de forma diferente de Xangô e seu assentamento deve ficar na casa de Oxalá. Por essa rivalidade com Xangô, não se deve coloca-los juntos jamais na mesma casa nem podendo Airá ser posto em cima do pilão de duas bocas, pois provoca a ira de Xangô. Sua cor é o branco e seus ornamentos são prateados.
Airá é um Orixá relacionado a família do raio mas é relacionado ao vento, seu nome pode ser traduzido como redemoinho. Redemoinho é o fenômeno que mais se assemelha a um furacão em território Africano. Airá então pode ser louvado como a divindade que rege o encontro dos ventos.
Em território africano, não existe registro ou relatos de pessoas regidas ou iniciadas para ele, onde ele é cultuado, o culto predominante é o de Nanã e de Obaluaiê, já que Savé é uma região que fica em território Jeje.
Pouco se sabe sobre o nascimento ou surgimento de Airá e por esta razão muitos atribuem
sua filiação à Iemanjá e a Oraniã, assim como Xangô e Aganjú.
No Brasil, Airá é visto, erroneamente, como uma qualidade de Xangô. Airá é visto como uma face mais amena e pacífica de Xangô. Hoje, com a falta de conhecimento, muitos zeladores preferem iniciar uma pessoas de Airá do que de Xangô, na realidade está cada vez mais difícil encontrarmos filhos de Xangô, em sua grande maioria, os filhos de Xangô estão sendo iniciados em outros Orixás.
Ao contrário de Xangô, Airá não é um Orixá rei nem possui o carácter, punitivo e colérico. Este caráter mais ameno, pode ser evidenciado em uma de suas cantigas que diz:
“A chuva de Airá apenas limpa e faz barulho como um tambor”.
Airá zela pela paz e pela justiça de forma incondicional, ao contrário de Oxalá que representa a paz, Airá a estabelece e possui uma ação muito mais direta em sua imposição, Airá pode ser qualificado como um sentinela de Oxalá, ou melhor, de Oxalufã e seria ele, Airá, quem estabelece sua vontade.
Apesar de Ayra ser considerado por muitos como uma qualidade ou caminho de Sango, não é. Ayra era, como contam alguns itans, um dos súditos de Sango, talvez um de seus escravos, que a pedido do rei, acompanhou Obatala até sua casa após uma visita às terras de Sango. Obatala, apreciando muito a companhia de Ayra, requisitou que ficasse para sempre com ele. Ayra passa a viver com Obatala se adaptando aos gostos do Pai. Diferentemente de Sango, Ayra não come azeite de dende e veste-se totalmente de branco. Três caminhos de Ayra são conhecidos, Igbona, Intile e Adja Osi, sendo o primeiro mais ligado a Sango e tem como símbolo as fogueiras.
Ayra é o verdadeiro Oba Koso, tendo ganhado este posto em certa ocasião, quando Sango o pede para buscar a coroa que estava guardada na casa dos mortos por Oya, que temia por seu amado em ocupar o trono de Koso. Para entrar na casa dos mortos, Ayra se utiliza do Agere, que consistia em uma vasilha contendo bolas de algodão embebidas com dendê em chamas que Ayra tirava uma a uma e as colocava na boca, com isso ele conseguia enxergar e localizar Ade Baiyani, que era o nome desta coroa, ela só podia ser carregada sobre a cabeça, e ela escolhia em que cabeça queria ficar, Ayra após levar Ade Baiyani até Sango, este não consegue suporta-la sobre sua cabeça, e a devolve a Ayra, neste momento o povo de Koso ovaciona Ayra como o novo rei. Cantando: